Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados.
logo-meu-futuro-seguro
Notícias

Notícias

2020/09/29

Brasil é aprovado pela OCDE para instrumentos de Educação Financeira

Brasil recebe aprovação da OCDE de novos instrumentos legais relacionados à área de Educação Financeira

Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) confirmou a adesão do Brasil, a partir de 28/08/2020, a cinco recomendações nas áreas de regulação e educação financeiras, sob competência do Comitê de Mercados Financeiros (CMF) e do Comitê de Seguros e Pensões Privadas (IPPC). Para conhecer cada recomendação, clique no link correspondente: 

1)     Recomendação do Conselho sobre princípios e boas práticas para conscientização e educação financeiras [OECD/LEGAL/0338];

https://legalinstruments.oecd.org/en/instruments/OECD-LEGAL-0338

 

2)     Recomendação do Conselho sobre boas práticas para melhoria da conscientização de risco e educação em temas relativos a seguro [OECD/LEGAL/0357];

https://legalinstruments.oecd.org/en/instruments/OECD-LEGAL-0357

 

3)     Recomendação do Conselho sobre Boas Práticas de Educação Financeira relativas a Pensões Privadas [OECD/LEGAL/0359];

https://legalinstruments.oecd.org/en/instruments/OECD-LEGAL-0359

 

4)     Recomendação do Conselho sobre Boas Práticas sobre Educação Financeira e Conscientização Relativa ao Crédito [OECD/LEGAL/0370].

https://legalinstruments.oecd.org/en/instruments/OECD-LEGAL-0370

 

A OCDE, que tem como principal missão incentivar o progresso econômico e o comércio mundial, promovendo padrões internacionais com vistas a aperfeiçoar políticas públicas em áreas de grande importância para os cidadãos, define que a Educação Financeira é um processo em que o indivíduo faz escolhas conscientes e se mantém bem informado a respeito da economia para, assim, elaborar a melhor forma de lidar com seu dinheiro.

A partir da educação financeira os consumidores aprimoram sua compreensão sobre produtos, conceitos e riscos financeiros e, por meio da informação, desenvolvem as habilidades e a confiança para se tornarem mais conscientes de riscos e oportunidades financeiras. Conhecimentos no campo financeiro precisam ser incrementados para que as pessoas consigam alcançar uma proteção financeira maior e fazer planos de longo prazo.

A adesão do Brasil às recomendações da OCDE representa uma grande oportunidade de discutir temas e desafios essenciais de políticas e de aprender com a experiência dos países-membros que enfrentam desafios similares nas mais diversas áreas econômicas e políticas públicas. A conscientização financeira da população influencia diretamente no desenvolvimento econômico e social do país.

A SUSEP, por meio do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), assume o compromisso de contribuir para o desenvolvimento da cultura de planejamento, prevenção, poupança, investimento e consumo consciente através da realização de ações e atividades educativas com o objetivo de garantir a disseminação do conhecimento e do aprendizado sobre a educação financeira e securitária.

Ações do documento

Endereço

Avenida Presidente Vargas, 730

Rio de Janeiro, RJ - CEP: 20071-900

Redes Sociais