Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados.
logo-meu-futuro-seguro
Notícias

Notícias

2020/10/19
Educação Financeira 7ª Semana ENEF

Susep estabelece princípios para a promoção da Educação Financeira no setor de seguros

Ofício Circular dirigido ao mercado incentiva, ainda, a participação das entidades supervisionadas na 7ª Edição da Semana ENEF

A Susep encaminhou, no dia 16 de outubro de 2020, Ofício Circular às sociedades seguradoras, sociedades de capitalização e entidades abertas de previdência complementar por meio do qual divulga princípios a serem observados pelo mercado supervisionado na promoção da Educação Financeira. Objetivo é fortalecer a confiança no sistema de seguros privados, o que envolve o tratamento adequado ao cliente, por parte das empresas, e o uso consciente e adequado de produtos, por parte do consumidor.

Conforme definido, são princípios que devem nortear o planejamento e a execução de ações de Educação Financeira das entidades supervisionadas:

I - valor para o cliente: levar aos clientes informações e ações úteis e relevantes para a sua vida financeira;

II – amplo alcance: garantir acesso às ações implementadas a todos os seus clientes;

III – adequação e personalização: fazer uso de conteúdo, linguagem e canais mais adequados para as ações frente às características e às necessidades dos clientes e considerando o nível de complexidade e risco dos produtos de seguros, previdência complementar aberta e capitalização; e

IV – avaliação e aprimoramento: mensurar a efetividade das ações em face a seus objetivos, melhorando a abordagem utilizada a partir das interações com os clientes.

Com essa medida, a Autarquia tem a expectativa de que as instituições que integram os mercados supervisionados, diretamente ou em conjunto com os intermediários, assumam crescente responsabilidade pela promoção de ações efetivas de Educação Financeira. Um dos efeitos esperados é a ampliação do conhecimento dos consumidores quanto à utilização do seguro como proteção de patrimônio. Outro resultado desejado é o incentivo à formação de poupança por meio de produtos de seguros, previdência complementar aberta e capitalização.

A comunicação realizada no Ofício Circular serve, também, para recomendar a participação ativa das supervisionadas na 7ª Edição da Semana ENEF, a ser realizada entre os dias 23 e 29 de novembro de 2020, cujo tema central será Resiliência Financeira: Como atravessar a crise?.  

A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) acontece, anualmente, desde 2014 para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, conforme previsão do Decreto nº 10.393, de 9 de junho de 2020. Realizado pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) – do qual a Susep é um dos integrantes –, o evento deste ano, em razão da pandemia, contará com atividades realizadas remotamente, por meio de plataforma digital. A programação do evento será divulgada em breve.

Clique aqui e leia a íntegra da comunicação feita ao mercado.

Ações do documento

Endereço

Avenida Presidente Vargas, 730

Rio de Janeiro, RJ - CEP: 20071-900

Redes Sociais